quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Transmarketing


Atualmente as relações entre as organizações e seus públicos tem ido muito além da simples relação de consumo que se limitam na venda e na compra. Com as facilidades para acesso a informação, o consumidor se tornou mais exigente no momento de suas escolhas, levando em consideração não somente o momento da venda, mas todos os fatores que giram em torno dela como atendimento, pós venda, a colaboração da empresa na sociedade, etc.

Para fortalecer essas relações podemos aplicar as técnicas do transmarketing, que consiste na fusão das ações do Relações Públicas e do Marketing, no intuito de realizar as trocas de mercado com a venda dos produtos e serviços, paralelamente com a construção de relações duradouras com os públicos, ou seja aplicar o marketing como forma de cativar o consumidor, e através das relações públicas satisfazer suas expectativas, tratando-os como cidadões que possuem caracteristicas individuais e que exergam a empresa que está por detras do produto adquirido.

O artigo “A estranha história do carro que não gostava de sorvete de baunilha” escrito por Waldy Gutierrez – professor de comunicação social da Universidade de Londrina – descreve que : A colaboração das duas áreas – Marketing e Relações Públicas – em termos de Transmarketing deverá ter, portanto, como base os diferentes objetivos de cada um dos sistemas da organização, considerando as características dos destinos dos dois diferentes tipos de mensagens, dirigidas à massa de consumidores, no caso do Marketing, ou para os públicos, incluindo os consumidores, quando as funções consideradas são as de Relações Públicas.


Fonte: Artigo - Transmarketing e o repeito ao Consumidor - www.portalrp.com.br

Artigo - A estranha história do carro que não gostava de sorvete de baunilha - www.portalrp.com.br

2 comentários:

  1. Com os consumidores tornando se mais exigentes, nós, como Relações Publicas devemos agir com etica, respeitando o consumidor acima de tudo e contrapartida formando uma imagem em prol da organização que estamos a frente

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  2. Agir com ética hoje tem se tornado um diferencial diante do consumidor. Conhecer esse consumidor, suas motivações e necessidades e atendê-lo com qualidade, é dever do RP.
    Parabéns pela abordagem desse tema.
    Sugiro a leitura do livro: Novas Estratégias diante do Novo Consumidor, da editora Summus.
    Bjim da prof.

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