sexta-feira, 25 de setembro de 2009

RP e Tecnologia

Novidades da era chamada era digital aparecem todos os dias e as tecnologias estão cada vez mais acessíveis a sociedade, sendo assim, é quase impossível pensar num planejamento de comunicação institucional que não faça uso de pelo menos uma ferramenta ligada ao ambiente da web.
Os meios digitais proporcionam a minimização das distâncias entre corporações e seus públicos, podendo aumentar a competitividade e sucesso no mercado.
A professora assistente da Faculdade Federal de Goiás, Daiana Stasiak, afirma que a tecnologia faz parte da vida de todos, os dispositivos tecnológicos vieram para ficar, e é cada vez maior o número de empresas que contratam profissionais para trabalhar especificamente nesta área, portanto os profissionais de RP devem estar atentos ao contexto contemporâneo, utilizando as técnicas a seu favor.
De acordo ainda com Daiana, os dispositivos não inúmeros como: site, orkut, twitter, facebook e blog’s. Sendo o ideal, num planejamento estratégico, buscar adapta todos de acordo com a ação a ser realizada, não se esquecendo de manter os veículos atualizados constantemente, para que se mantenha a confiabilidade diante do público alvo em relação à marca.
Para melhor entendimento a respeito do assunto, segue abaixo uma pequena entrevista cedida por Daiana Stasiak:

1. O que se entende por novas tecnologias?
A tecnologia abrange uma série de conhecimentos, uma união de técnicas e evoluções científicas e empíricas que transformaram nossos modos de ação na sociedade, grosso modo consideramos e chamamos de tecnologia os objetos que entraram em nossas vidas no final do século XX e permanecem até hoje, como computadores pessoais e celulares, por exemplo. Assim, por estarem presentes em nosso cotidiano há alguns anos considero que a expressão "novas" já pode ser desconsiderada. No contexto profissional das relações Públicas a evolução tecnológica transformou drasticamente os modos de relacionamento com os públicos, as mediações passaram a ser mais rápidas e instantâneas e o fluxo de informações aumentou consideravelmente.
2. Quais as técnicas mais utilizadas?
Na esfera virtual a maioria das empresas está presente através de sites organizacionais, diria que é o modo mais tradicional, hoje, também encontramos comunidades do orkut, e também o microblog twitter, no qual as organizações apresentam, em um pequeno espaço, estratégias de marketing e comunicação para contato com os públicos.
3.Qual sua dica para os alunos de RP e para os profissionais recém formados?
A dica é o conhecimento de todos os dispositivos e suas possibilidades, pois, o mercado está em busca de um profissional multifuncional e atualizado, que saiba propor estratégias para públicos cada vez mais exigentes e participativos.


Daiana Stasiak é professora Assistente do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduada em Relações Públicas pela mesma Universidade. É pesquisadora do grupo de Pesquisa de Comunicação Institucional e Organizacional UFSM/CNPq e realiza pesquisa sobre as temáticas: midiatização, campo dos media, legitimidade institucional, Relações Públicas na internet (WebRP), estratégias de comunicação.

Um comentário:

  1. Gostei muito desta entrevista e da abordagem do tema que vem contribuir muito com a nossa disciplina.

    Parabéns!

    ResponderExcluir