domingo, 20 de setembro de 2009

Networking e Relacionamento Estratégico

Você sabe o que é networking e relacionamento estratégico?

Conhecer completamente cada um dos recursos para encontrar as pessoas certas que irão ajudar na sua carreira é muito importante.
Network é toda a sua rede de conhecimentos, contatos são apenas aquelas pessoas que você conheceu mas não cultivou como amigos, O relacionamento estratégico é a estratégia de formação de redes de contatos úteis, define pessoas ou empresas a conhecer e como chegar a estas pessoas.
"Um bom relacionamento ou uma boa "imagem é um grande capital", afirma o professor e coordenador de Pesquisa da Cásper Líbero Laan Mendes de Barros. "Para aumentar a rede de contatos, é importante estar aberto a fatores novos, conhecer novas pessoas", completa o professor, e existe ainda o capital intelectual que entende-se como o conjunto de valores abstratos de uma empresa, o conhecimento e pesquisas acumuladas. Nesse contexto podemos colocar a imagem dos profissionais e sua rede de contatos como um bem para a empresa e para convencer de que pode adicionar algo a uma empresa, o profissional precisa compreender esse conceito de que tem que ser um demonstrador de si mesmo, ver-se como um produto.
Para colocar-se no mercado, todas as oportunidades devem ser aproveitadas, por isso um profissional de relações publicas pode ser indicado para fazer o networking de uma empresa e seus relacionamentos estratégicos, utilizando-se dos princípios éticos desta atividade, o que é muito importante e fortalecerá automaticamente a rede de contatos.
Não é tão simples assim construir uma rede de contatos e mantê-la, mas existem algumas dicas de como começar e como manter, como por exemplo:

  • Dica 1 – desenvolva interesse genuíno pelas pessoas que pretende incluir em sua networking. Não procure as pessoas apenas quando estiver precisando de favor.
  • Dica 2 – esteja sempre disponível para ajudar as pessoas de sua rede na medida de suas possibilidades, e sempre retribua um favor na mesma “moeda”.
  • Dica 3 – tornar-se palestrante ou professor ajuda a criar um ciclo de contatos, freqüentar cursos, palestras e convenções coloca o profissional em contato com pessoas de diversos setores.
  • Dica 4 – participar de associações, comitês e entidades gera muitos contatos profissionais.
  • Dica 5 – procure fazer contatos com pessoas de áreas diversas de seu setor de atividade.
  • Dica 6 – turbine a utilização de seu cartão de visita, utilize-o de maneira dinâmica.
  • Dica 7 – faça contatos personalizados e frequentes, evite mandar e-mails para diversas pessoas ao mesmo tempo, uma dica é o uso de MSN, sempre q possível troque ideias com o grupo, avisando o que esta fazendo como novos empreendimentos, os artigos que escreve, as entrevistas etc.
  • Dica 8 – quando indicar uma pessoa para outra de sua networking, avise antes, apresente-as.
  • Dica 9 – evite falar muito nas conversas, procure ouvir mais e obter informações e conhecimento sobre as pessoas.
  • Dica 10 – procure mostrar sempre que você pode ser útil, esteja sempre disponível para sua networking.
  • Dica 11 – tenha um blog e convide todos de sua rede de relacionamento para visitá-lo e contribuir com artigos e notícias.
  • Dica 12 – lembre-se do nome das pessoas e data de aniversário.

Lembre-se que as dicas devem ser adaptadas a sua realidade, ao seu estilo profissional e ao seu perfil. Algumas combinarão melhor com você, outras não, mas é fundamental analisar todas elas e escolher as mais úteis para desenvolver sua rede de contatos.
Portanto, procure priorizar em sua vida profissional este importante meio de promoção pessoal, sempre com uma visão de médio e longo prazo, pois, como diz a sabedoria popular “o mundo dá muitas voltas”, e numa destas voltas uma pessoa de sua networking poderá desempenhar um papel fundamental em sua carreira.

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